terça-feira, 30 de agosto de 2022

OS DOIS FUNDAMENTOS

 ESBOÇO 1201

TEMA: OS DOIS FUNDAMENTOS

TEMA: MATEUS 7:24-27

Ao falarmos em construção é impossível não falar sobre estrutura, pois tudo o que se faz na vida deve ter um alicerce, seja ele bem-feito ou não, mas deve ter. Nesse assunto falarei sobre os dois fundamentos importantes, dependendo do tipo de edificação podemos estruturar a nossa vida até o final, seja ela em relação ao caráter ou o espiritual.

1. O SERMÃO DA MONTANHA.

No sermão da Montanha Jesus reúne seus seguidores e faz um verdadeiro apelo, a sua mensagem enfatizava que os discípulos deveriam ser diferente dos demais homens (Mt 6:8). No sermão Jesus fala sobre o juízo, comportamento cristão, caráter e o dever de cumprir seus mandamentos. Esses ensinos são verdadeiros alicerces capazes de estruturar e reger a vida do indivíduo em todos os aspectos até o fim.

2. OS FUNDAMENTOS.

O mestre apresentou dois tipos de fundamentos, eles podem ser aplicados tanto em relação a nossa vida pessoal quanto espiritual, ele foi muito claro ao dar explicação sobre esses dois fundamentos, foi um ensino bem prático e compreensível, pois todos conheciam a respeito de construção de casas (I Rs 6:7), além de conhecerem a força dos ventos, chuvas e enchentes. O mestre apresenta dois fundamentos fazendo uma comparando aqueles que guardariam e os que não guardariam as suas palavras, ele classificou os dois fundamentos comparando uma casa construída sobre a areia e outra sobre a rocha.

É importante saber que tudo o que construirmos na vida deve ter alicerce. O apóstolo Paulo ilustrou a construção de um edifício como uma construção espiritual (Ef 2:21; 4:13-16), quanto mais sólido for o alicerce mais seguro esse edifício será. A construção do caráter de uma pessoa necessariamente precisa ser trabalhado sobre um alicerce desde cedo para que tenha uma vida próspera. No sentido espiritual acontece a mesma coisa, após a conversão o homem começa a estruturar e construir o seu edifício espiritual através do alimento (I Co 3:2; I Pe 2:2). Esse fundamento pode ser verdadeiro ou falso, no entanto aquilo que é falso não se sustenta e sim o que é verdadeiro.

2.1. A CASA CONSTRUÍDA NA AREIA.

A casa construída sobre a areia pode parecer segura em alguns lugares aonde não há eventos da natureza, mas o homem que tem conhecimento dos lugares aonde acontecem os eventos naturais, geralmente deve ter o cuidado de construir sobre o fundamento sólido, pelo que nesse caso a que Jesus se referiu não houve esse cuidado, os rios transbordaram, os ventos sopraram e grande foi a ruína daquela casa.

2.2. A CASA SOBRE A ROCHA.

A casa construída sobre a rocha, essa é uma das mais garantida das edificações para todas as finalidades da vida essa base é sólida, a casa construída sobre a rocha resiste o tempo e os eventos naturais como os ventos, chuvas, rios e terremotos. Uma vida estruturada moralmente e espiritualmente se assemelha a uma casa construída sobre a rocha, ela estará firme em quaisquer circunstancias.

Amados, devemos entender de que maneira estamos construindo a nossa vida aqui, essa construção deve ser bem alicerçada para suportarmos os contratempos da vida. A nossa vida espiritual também deve estar alicerçada na rocha que é Cristo, a pedra principal do nosso edifício espiritual, nele a nossa fé está firme e inabalável, no entanto precisamos vigiar e orar porque os ataques do inimigo são impactantes, ele tenta nos destruir (Mt 10:16; I Pe 5:8). Alicerce em Cristo toda a sua vida, ele é a rocha sobre a qual edificamos tudo o que construirmos aqui, se a sua casa está edificada nele glorifique a Deus, porque nenhuma tempestade te põe ao chão (Rm 8:31-39).

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com